Cartão de crédito consignado, o que é e como funciona?


Como funciona o cartão de crédito consignado? Será que vale a pena? Quais as regras?

Você já ouviu falar no cartão de crédito consignado? Ele é bem parecido com o cartão de crédito convencional, mas só está disponível para quem pode fazer um empréstimo consignado. Esta é mais uma modalidade de cartão crédito oferecida atualmente, e assim como os tradicionais cartões de crédito, possui suas vantagens e desvantagens.

Verdade seja dita, atualmente é bem complicado de se viver sem o “dinheiro de plástico”, mas é preciso saber utiliza-lo com muito cuidado, não é verdade?

A grande diferença entre os cartões de créditos consignados e convencionais é que os consignados estão vinculados ao seu salário, por isto o pagamento das faturas será feito através de descontado automáticos em sua folha de pagamento. Esta regra faz com que a inadimplência para este tipo de serviço seja quase ZERO.

O limite do Cartão de crédito consignado funciona assim: Você tem um limite de até 35% para empréstimos consignados, destes 35%, apenas 5% poderá ser utilizado no cartão consignado. Ou seja, você pode pegar um empréstimo consignado de 30% da sua renda, caso seja necessário utilizar os 35% total máximo, esses 5% a mais só poderão ser utilizados via cartão consignado.

Quem pode ter um cartão de crédito consignado?

Para poder adquirir um cartão consignado, você precisa atender alguns dos requisitos abaixo:
– trabalhar com carteira assinada;
– ser aposentado ou pensionista do INSS;
– ser funcionário público municipal, estadual ou federal;
– ser militar das forças armadas.

Cartão de crédito consignado vale a pena? Vantagens e desvantagens…

Uma grande vantagem é que o cartão consignado não permite grandes chances de endividamento, pois não é possível o não pagamento da fatura. Com isso você não corre o risco de se perder em dívidas com juros altíssimos. Além disso, o cartão consignado não possui anuidade.

Outra importante vantagem do cartão consignado é que ele pode ser adquirido mesmo que você esteja com o nome sujo, pois como o pagamento é feito antes mesmo que você receba o seu salário, o banco não corre o risco de você deixar de pagar a fatura.

As desvantagens em relação ao cartão consignado, é que apesar de ser uma opção mais segura em relação aos cartões convencionais, ele não deixa de ser uma forma de comprometer o seu salário, além disso ele custa mais do que o empréstimo consignado comum.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas e ajudado você a decidir ter ou não um Cartão de crédito consignado.

Veja também: Taxas de Consignado para os principais bancos do Brasil!

Deixe uma resposta