Empréstimo consignado é melhor em banco ou financeira?


Veja se vale mais a pena fazer empréstimo consignado em bancos ou em financeiras.

Você está precisando fazer um empréstimo consignado e está na dúvida de quem pode oferecer a melhor taxa de juros? Então confira o artigo!

Depois de pensar muito e chegar a conclusão que a única saída para resolver uma dívida ou colocar contas importantes em dia é o empréstimo consignado, é muito importante e fundamental conhecer bem as condições do contrato tanto do banco quanto da financeira antes de pegar esse dinheiro. Mas qual é o melhor lugar para fazer esse tipo empréstimo? Depende! No caso do crédito consignado, nem sempre você pode escolher aonde ir. Veja porque:

FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS PRIVADAS: Neste caso você dificilmente poderá escolher onde fazer o empréstimo, o que significa que nem sempre você vai conseguir as taxas de juros mais baratas, porque isso vai depender da negociação que a sua empresa fez com a instituição financeira conveniada.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: Aqui as coisas já melhoram! Se você é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS existem mais opções para fazer o seu empréstimo consignado. Afinal, tanto bancos quanto financeiras oferecem o produto e você pode escolher aquele com a menor taxa de juros. O empréstimo consignado público é liberado para servidores públicos municipais, estaduais e federais, incluindo militares das Forças Armadas.

Banco ou financeira?

Já sabemos que o empréstimo consignado tem taxas de juros mais baratas do que o crédito pessoal, pois ele é descontado diretamente da sua folha de pagamento, antes mesmo de o dinheiro seja depositado em sua conta. Esse pré desconto dá uma garantia maior para a instituição, assim o risco de inadimplência fica menor. Apesar disso, os juros costumam mudar bastante dependendo de onde você pretende pegar o crédito! O processo para solicitar o crédito consignado é o mesmo tanto nas financeiras, quanto nos bancos, porém, NA MAIORIA DAS VEZES o empréstimo consignado acaba saindo mais caro nas financeiras, pois elas são intermediárias entre o banco e o cliente. Por isso vale muito a pena comparar os juros.

Para ter uma noção das taxas aplicadas, recomendamos a pesquisa no site do Banco Central. Todos os meses as taxas de juros cobradas pelos bancos são atualizadas. Muitos sites na internet estipulam taxas, mas a única forma de saber a real TAXA ATUAL é pelo Banco Central ou diretamente com o banco ou instituição financeira.

Leia também: “Quando vale a pena pegar um empréstimo consignado e como pedir?“.

Deixe uma resposta