Empréstimo consignado para servidores do estado do rio de janeiro? Governo do Rio diz que empréstimo consignado irá voltar em breve, mas bancos ainda não confirmam a informação.
Já circula em grupos de mensagens dos servidores e pensionistas do estado que o sistema de empréstimo consignado irá voltar em breve. A Casa Civil não quis cravar a data exata, mas afirmou que o sistema voltará nos próximos dias para a felicidade dos servidores que estão precisando de uma ajuda financeira.
No entanto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que desconhece tal informação e aguarda resposta sobre as questões feitas durante a reunião, realizada no último dia 15, com o secretario da Casa Civil, André Moura.
“Os bancos ainda aguardam retorno sobre os pontos de preocupação apresentados em reunião realizada com o secretário estadual da Casa Civil em 15 de outubro”, afirmou a nota.
A nova empresa contratada para gerir a margem consignável, a Talktelecom, está irá cobrar preços diferenciados para cada banco e instituições financeiras que irão disponibilizar o sistema que opera os créditos, segundo uma fonte que não quis se identificar. Segundo informações, cada banco teria que pagar cerca de R$ 50 mil e as instituições não bancárias, R$ 18 mil. Cerca de 240 instituições são conveniadas ao Governo do Rio para fornecer empréstimos aos funcionários do estado.
A Casa Civil alegou que a negociação se trata de uma relação entre a empresa e bancos. A Federação confirmou a informação de que a Talktelecom está cobrando valores diferentes para cada banco e ratificou que esse ponto foi tratado na reunião, “quando ficou clara a interpretação do órgão de que deveriam ser mantidos os valores praticados antes da contratação da nova processadora de contratos”. A empresa Talktelecom não se pronunciou até o fechamento desta matéria realizada pelo jornal Extra.
LEIA TAMBÉM: Veja como bloquear ligações de telemarketing indesejadas
Empréstimo consignado para servidores do estado do rio de janeiro vai voltar mesmo? Entenda o caso…
Esta não é a primeira vez que o governo fala que a operação do crédito vai se normalizar. No dia 9 de outubro a mesma informação foi dita, conforme a matéria do EXTRA, mas a promessa não se concretizou.
O sistema do empréstimo consignado para servidores e pensionistas do Estado do Rioparou no dia 13 de setembro porque o governo não renovou o contrato com a empresa Quantum Web, antiga gestora da margem consignável, e abriu um processo licitatório. Ocorre que esse processo está paralisado desde o dia 23 de agosto, por conta de um mandado de segurança impetrado por uma das empresas participantes da licitação, a Zero 8 Participações Ltda.
O governo do rio entrou com um recurso, mas a relatora do processo, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, negou o pedido de suspensão da liminar e decidiu que a licitação somente vai continuar após o julgamento do caso, que continua sem data marcada para ocorrer. A decisão da magistrada foi publicada Diário de Justiça Eletrônico do dia 7 de outubro.
Resta agora aguardar o desfecho dessa novela. Será que volta mesmo ainda este ano?
LEIA TAMBÉM: Veja como renegociar sua dívida de empréstimo consignado!