Golpes do empréstimo consignado aumentam durante pandemia


Golpes do empréstimo consignado cresceram mais de 100% em 2020. Tudo isso em meio à crise provocada pela pandemia do coronavírus. 

Como se já não bastasse ter que enfrentar uma pandemia mundial onde milhares de pessoas morrem diariamente, ainda temos que conviver com oportunistas que se aproveitam do momento de fragilidade para aplicar golpes financeiros.

Durante a Pandemia, as queixas relacionadas ao empréstimo consignado subiram muito, é o que aponta dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os golpes habituais foram ampliados em 2020, em meio à crise provocada pela pandemia de coronavírus. Segundo o Procon-SP, o número de reclamações relacionadas a esse tipo de empréstimo, cuja parcela é descontada diretamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas, mais do que dobrou. Foram 4.123 no ano, até outubro, contra 2.035 no mesmo período de 2019, ou seja, houve um aumento de mais de 100%.

Os dados mostram que o aumento se deu principalmente quando o governo ampliou de 30% para 35% o limite que se pode comprometer do benefício com o empréstimo pessoal consignado. Para o cartão de crédito, a margem consignável segue sendo de 5%.

As principais queixas dos aposentados e pensionistas são sobre crédito que não contratou. A fraude é simples: um empréstimo é fechado no nome do segurado sem que ele tenha pedido.

Caso tenha sido vítima deste golpe, procure um advogado ou a defensoria pública e corra atrás dos seus direitos previstos na lei.

LEIA TAMBÉM: Qual o limite permitido por lei para Empréstimo Consignado?

Nota da FEBRABAN sobre o assunto

Em nota, a Febraban declarou que ela e seus associados não compactuam e combatem as más práticas que estejam em desacordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores. E que o setor bancário criou um sistema de autorregulação específico para o crédito consignado, para dar mais transparência à oferta desse crédito e combater o assédio comercial.

Diz também que já aplicou 241 punições em decorrência de reclamações de consumidores. E lembrou que o crédito consignado é uma importante modalidade de crédito, com custos reduzidos e com maior acesso à população.


Referências:

  1. Reclamações relacionadas a empréstimos consignados mais do que dobram em 10 meses do ano. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/12/05/reclamacoes-relacionadas-a-emprestimos-consignados-mais-do-que-dobram-em-10-meses-do-ano.ghtml
  2. Durante a Pandemia, queixas do empréstimo consignado do INSS sobem. Mix Vale. Disponível em: https://www.mixvale.com.br/2020/12/06/durante-a-pandemia-queixas-do-emprestimo-consignado-do-inss-sobem/

LEIA TAMBÉM: O que é e como funciona o refinanciamento do empréstimo consignado?

Deixe uma resposta