Governo quer liberar FGTS como garantia de empréstimo


Governo estuda nova liberação do FGTS como garantia para empréstimos. Veja como seriam as regras.

O governo brasileiro quer autorizar o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia para empréstimo. A ideia é usar os valores da modalidade saque-aniversário, que permite a retirada anual de dinheiro do fundo. Para o governo, esta garantia faria com que os juros cobrados por bancos em empréstimos fosse reduzido justamente pela redução do risco.

Segundo o governo a medida funcionaria da seguinte forma: o trabalhador poderá dar como garantia valor correspondente a três anos de saque-aniversário do FGTS. O valor que virar garantia ficará bloqueado na Caixa Econômica Federal, banco que é responsável pela gestão do FGTS. Na data do saque-aniversário, se o cliente estiver com a dívida em atraso, a Caixa repassará o valor do FGTS para o banco que concedeu o empréstimo, e não para o trabalhador.

O valor também poderá ser utilizado como garantia para o cartão de crédito.

LEIA TAMBÉM: Agibank oferece Cartão de Crédito para Negativados e com Score Baixo

Segundo o secretário, cada banco criará sua linha de crédito com garantia do FGTS e terá liberdade de aceitar uma, duas ou três parcelas do saque-aniversário como garantia.

As medidas precisam ser aprovadas pelo conselho curador do FGTS, que deve se reunir até o fim de março para tomar as decisões.

LEIA TAMBÉM: Empréstimo pessoal online vale a pena? Onde fazer?

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/11/fgts-saque-aniversario-juros-cartao-credito-emprestimo.htm

Deixe uma resposta