Juros do crédito consignado para servidores será reduzido pelo governo


Medida do governo também se aplica para aposentados e pensionistas do INSS.

O governo brasileiro vai reduzir ainda essa semana as taxas de juros do crédito consignado (empréstimos com desconto em folha). O percentual cobrado para servidores públicos federais passará de 34,5% para 29,8% ao ano. Por mês, o valor cairá de 2,5% para 2,20%. No caso dos aposentados do INSS, a taxa anual baixará de 32% para 28,9% ao ano (2,34% para 2,14% ao mês). A decisão será publicada amanhã em uma portaria do Ministério do Planejamento.

Segundo comunicado do Ministério da Fazenda, o corte também valerá para operações realizadas pelo cartão de crédito consignado. A taxa passa de 3,36% para 3,06% ao mês e de 48,7% para 43,6% ao ano, um recuo de 5,1 pontos percentuais.

Segundo um integrante da equipe econômica, a medida vai ajudar a estimular a economia do país. Ele explicou que os dados do mercado de crédito mostram que houve uma redução no endividamento das famílias, o que abre espaço para ações pontuais de incentivo ao consumo.

O governo afirma que a redução também “permitirá a migração de dívidas mais caras, como as de cartão de crédito, por exemplo, para uma modalidade mais barata”. Assim o endividados poderão renegociar e comprar dívidas.

Deixe uma resposta