O que é e como funciona a portabilidade do empréstimo consignado?


Veja no artigo abaixo o que é e como fazer a portabilidade de um empréstimo consignado.

Se você já possui um empréstimo consignado, mas através de sua pesquisa descobriu que outro banco ou financeira oferecem taxas menores pelo mesmo empréstimo, que tal aproveitar essa oportunidade? Sim, você pode substituir sua dívida de um banco para outro sem pagar mais nada por isso, o que é chamado de portabilidade de empréstimo consignado. É mais o menos a mesma coisa que trocar a operadora de seu celular, mas mantendo o mesmo número de antes. Você basicamente irá trocar um conta por outra!

Como fazer portabilidade de empréstimo consignado?

Primeiramente você deve procurar por um banco ou a financeira que ofereça melhores condições de crédito do que o seu empréstimo consignado atual. Quando encontrar taxas melhores, avise que deseja fazer a portabilidade do seu empréstimo. Para ter total certeza de que a troca compensa, peça para ver o Custo Efetivo Total (CET) do novo empréstimo e compare com o CET do seu consignado atual. Se o CET do outro banco for menor, a mudança vale a pena. “É muito importante saber se existe vantagem nessa operação porque o consumidor precisa ser beneficiado”, avalia o presidente da Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País, Edison Costa.

Caso você venha a fechar o negócio e trocar efetivamente sua dívida, saiba que as parcelas continuarão sendo descontadas do seu salário ou aposentadoria. Mas, com a portabilidade, você terá um desconto menor ou vai abrir mais margem consignável para aumentar o empréstimo.

Vale lembrar que quem vai quitar a sua dívida com o BANCO ANTERIOR é a nova instituição que fornecerá o crédito!

Para dar andamento na portabilidade você vai precisar do boleto de quitação do consignado. Para emitir esse boleto, vá até a instituição onde o primeiro empréstimo foi contratado e diga que quer quitar o pagamento. Depois, leve esse documento ao segundo banco, que fará a compra da dívida e vai liberar o novo empréstimo.

Nesse boleto haverá o saldo total do seu empréstimo com antecipação. Mas ATENÇÃO: Só peça o boleto de quitação se você já conseguiu uma proposta melhor em outro banco e está tudo acertado para portabilidade.

Documentos necessários para fazer portabilidade do empréstimo

– RG;
– CPF;
– Comprovante de residência (como uma conta de luz, água ou telefone);
– Extrato do seu salário ou benefício do INSS;
– Boleto de quitação (caso esteja mudando o empréstimo para outro banco).

Bancos para fazer portabilidade do empréstimo

Qualquer banco que trabalhe com empréstimo consignado para fazer a portabilidade. Os grandes bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e HSBC trabalham com consignado, assim como BMG, Daycoval, Agiplan, entre outros. Sabemos que pode levar mais tempo, mas o ideal é saber a proposta de todos os bancos para fazer o melhor negócio.

Confira as taxas de juros aplicadas pelos bancos.

Deixe uma resposta