O que é saque aniversário e como funciona?


O saque aniversário do FGTS pode ser uma boa opção para quem está apertado e precisando muito de dinheiro.

Bom pessoal, muita gente que tem direito ainda não sabe, mas o saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do aniversário do trabalhador e nos dois meses seguintes. No entanto, se o trabalhador optar por este saque, perderá o direito à retirada do saldo total de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa, o chamado saque-rescisão.

Quem optar pelo saque-aniversário continuará a ter direito à multa de 40% do saldo do fundo em caso de demissão, mas perderá o direito ao saque-rescisão, isto é, não poderá retirar o saldo total de sua conta do FGTS ao ser mandado embora.

Como funciona?

A adesão ao saque-aniversário não é automática. O trabalhador que quiser optar pelo saque, precisa entrar nos sistemas da Caixa para fazer a solicitação.

A solicitação pode ser feita APP FGTS (o aplicativo é o Caixa FGTS e está disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto aqueles com iOS) ou pelo site da Caixa.

LEIA TAMBÉM: Cartão de crédito consignado, o que é e como funciona?

Qual valor saque aniversário do FGTS?

O valor do saque anual será um percentual do saldo da conta do trabalhador. Para contas com até R$ 500, será liberado 50% do saldo, percentual que vai se reduzindo quanto maior for o valor em conta. Para as contas com mais de R$ 500, os saques serão acrescidos de uma parcela fixa. Portanto, os cotistas com saldo menor poderão sacar anualmente percentuais maiores. Veja a tabela abaixo:

valor saque aniversário do FGTS tabela

Quando será possível receber o valor do saque aniversário?

Os valores são liberados de acordo com o mês de nascimento. É preciso conferir a tabela anualmente. Em 2020 e 2021 será assim:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
  • A partir de 2021, o saque ocorrerá no mês do aniversário do trabalhador.

O trabalhador deverá escolher a data em que deseja que o valor seja disponibilizado: no 1º ou no 10º dia do mês de seu aniversário. A diferença é que, ao optar pelo 10º dia, a base de cálculo do valor a receber será acrescida de juros e atualização monetária do mês de saque.

Além disso, no momento da adesão, ele poderá escolher se quer receber pelos canais de pagamento da Caixa ou ter o crédito em conta de outra instituição financeira.


Utilize os canais oficiais da Caixa para obter informações sobre o saque do FGTS. Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

LEIA TAMBÉM: Empréstimo Consignado Caixa Econômica Federal – Taxa de Juros e outras informações

Deixe uma resposta