Veja como bloquear ligações de telemarketing indesejadas


Nova regra imposta pelo governo obriga que empresas de telefonia criem a lista nacional de bloqueio de telemarketing.

Está cansado de receber ligações indesejadas de telemarketing? Agora você pode bloquear essas ligações indesejadas! O prazo dado pelo governo para que as empresas de telefonia criem a lista nacional de bloqueio de telemarketing terminou ontem, dia 16.07.2019.

como bloquear ligações de telemarketing

Como bloquear ligações de telemarketing?

O consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br.

Você também pode bloquear os números diretamente pelo seu celular, isso impossibilita que aquele mesmo número te ligue novamente, mas infelizmente isso não adianta muita coisa a longo prazo, pois a mesma empresas possui diversos ramais para efetuar as chamadas.

LEIA TAMBÉM: Empréstimo para Negativados, é possível?

A lista, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa. O consumidor está protegido apenas das chamadas indesejadas com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura, internet e empréstimos.

A importância do consumidor para o controle das empresas de telemarketing

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em junho passado, um prazo de até 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem esse mecanismo de bloqueio, pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações de telemarketing indesejadas, segundo estudos de mercado que fundamentaram a decisão da agência. Até maio deste ano, a Anatel registrou mais de 13 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas. Sendo que a média do ano de 2018 foi de 2,2 mil reclamações por mês.

LEIA TAMBÉM: Veja como renegociar sua dívida de empréstimo consignado!

O presidente da Anatel disse em nota, que a agência estudará soluções que possam ajudar a combater as ligações indesejadas vindas de todos os setores do mercado. Mas, apesar de 90% dos brasileiros terem recebido ligações indesejadas de telemarketing, apenas 36,8% tentaram bloquear o número e só 11,2% procuraram serviços de proteção do consumidor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. Por isso, lembramos aqui da importância que o consumidor tem quando corre atrás dos seus direitos, quanto mais reclamações, mais informações o governo terá para realizar o combate.

LEIA TAMBÉM: Agibank oferece Cartão de Crédito para Negativados e com Score Baixo

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/consumidor-podera-bloquear-ligacao-de-telemarketing-partir-desta-terca.html

One thought on “Veja como bloquear ligações de telemarketing indesejadas

Deixe uma resposta