Veja como renegociar sua dívida de empréstimo consignado!


Renegociar a dívida do empréstimo consignado pode ser bem vantajoso!

Todo mundo já sabe que o consignado é uma das modalidades de créditos mais vantajosas quando o assunto é taxa de juros, pois é mais segura para as instituições financeiras, uma vez que vão receber juros pelo empréstimo e o risco de inadimplência é baixo, o valor é descontado diretamente do benefício, no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, ou na folha de pagamento.

Se você ainda não sabe como funciona o crédito consignado, recomendo a leitura do artigo: O que é empréstimo consignado e quem pode fazer?

Para se ter uma ideia, a taxa anual do consignado é de 24,3% em média. Se comparado com cheque especial (303,2%) ou o rotativo do cartão de crédito (271,4%).

O número de pessoas que tem buscado o crédito consignado tem subido, o desemprego e a queda na renda são os principais motivos apontados para esse crescimento.

O que fazer quando a parcela está muito alta? Como faço para renegociar a dívida?

As vezes a parcela descontada mensalmente acaba ficando muito alta, e uma das soluções para isso é renegociar a dívida!

De acordo com os especialistas, é possível aumentar o prazo para o pagamento e reduzir o valor da parcela ou até mesmo pegar um novo consignado com taxas menores que o anterior para quita-lo e começar um novo empréstimo com taxas menores. Veja abaixo:

“No caso de não conseguir pagar uma dívida, é melhor manter o consignado porque as taxas são menores, mas é preciso negociar quantias factíveis, que caibam no bolso para não virar uma bola de neve”, avalia a professora de economia da Fecap Juliana Inhasz.

“Também é interessante pegar o consignado para quitar dívidas com juros altos como do cartão de crédito ou cheque especial”, explica Marcela. “Mas é preciso fazer a lição de casa antes, tentar equilibrar o orçamento e jamais seguir pelo caminho mais fácil, de pegar o dinheiro sem fazer contas”.

Antes de assumir uma dívida, orientam as economistas, é preciso avaliar os riscos e o impacto que as parcelas farão no orçamento. O consumidor deve, sempre, pesquisar e comparar taxas e tomar cuidado no momento de escolher a instituição financeira para não ter problemas.

“Depois que meu pai se aposentou recebi ligações de diversas instituições, muitas que desconheço, oferecendo o consignado”, diz Juliana Inhasz. “O mercado está inundado de gente oferecendo crédito e é preciso tomar cuidado com as instituições que não conhece”.

Renegociar ou refinanciar o empréstimo pode ser bem vantajoso para quem está apertado, mas tenha muito cuidado na hora fazer um novo contrato, pois para refinanciar é muito provável que o corretor queira lhe empurrar mais crédito devido a abertura de margem, então tenha muita atenção na hora de fazer um novo contrato.

Grande abraço a todos!

LEIA TAMBÉM: Quando vale a pena pegar um empréstimo consignado e como pedir?

2 thoughts on “Veja como renegociar sua dívida de empréstimo consignado!

    1. Você precisa entrar em contato com a instituição e solicitar a quitação do crédito, ele vão emitir um valor correspondente ao prazo e com redução dos juros.

Deixe uma resposta